terça-feira, 10 de maio de 2016

Projeto APS - Coordenadora Professora: Lígia Menna.

Universidade Paulista – UNIP
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Curso: Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa
Campus Chácara Santo Antônio
O Ensino de Literatura e as novas Tecnologias

 
   
Nome: Niraldo Arcelino dos santos    RA: C5028C-8  Turma:  LL3P07
Nome: Roberta Delesporte                    RA: C56CFG -9   Turma:  LL3P07
              Nome: Wagner Flora Anelio                   RA: C7402B-4   Turma:  LL2P07             

 



Campus Chácara Santo Antônio

Projeto: 
O Ensino de Literatura e as novas tecnologias

Projeto apresentado à Universidade Paulista- Unip
do curso de Letras – Licenciatura  em  Português e
Inglês como um dos  requisitos para a obtenção da
nota de APS- Atividade Prática Supervisionada,
ministrada pela  professora Lígia Menna.

São Paulo, 15 de março de 2016

Sumário

1. – Introdução.
2 - Objetivo.
3 – Resultados esperados.
4 - Conclusão.
5-Referências bibliográficas.

I - Introdução

Vamos falar um pouco sobre a Literatura Portuguesa.

     Segundo Massuad Moisés, pela sua posição geográfica no mapa europeu, Portugal como se estivesse empurrado contra o mar, toda a sua história, literária e não, atesta o sentimento de busca de um caminho que só ele representa e pode representar. Recebe influências exclusivas e marcantes, tanto étnicas como culturais (árabes, germânicas, francesas, inglesas, etc.), e por essa razão gerou uma literatura com características próprias e permanentes, além da "fatalidade" de ser a Língua Portuguesa seu meio de comunicação, o que ajuda a completar e explicar o quadro.
     A Literatura Portuguesa reflete essa angústia geográfica: “o escritor português opta pela fuga ou pelo apego a terra, matriz de todas as inquietudes e confidente de todas as dores, centro de inspiração e nutridora de sonhos e esperanças”. A  fuga dá-se para o mar, o desconhecido, fonte de riqueza algumas vezes, de males incríveis e de emoção quase sempre; ou, transcendendo a estreiteza do solo físico, para o plano metafísico, à procura de visualizar numa dimensão universal e perene a inquietação particular e egocêntrica”.
     Para o autor, é uma literatura rica em poetas - Camões, Bocage, Antero, Fernando Pessoa, entre outros - “(...) A poesia é o melhor que oferece a Literatura Portuguesa, dividida entre o apelo metafísico, que significa a vivência e a expressão de problemas fundamentais e perenes (a existência ou não de Deus, o ser e o não ser, a condição humana,os valores do espírito, etc.), e a atração amorosa da terra (representada por temas populares, folclóricos), ou um sentimento superficial, feito da confissão de estados de alma provocados pelos embates amorosos (...)”.
       A riqueza da poesia contrasta com a pobreza do teatro que somente algumas poucas vezes saíram “do nível medíocre ou meramente razoável” através de Gil Vicente, Garrett e António José da Silva.
     O romance decai após a morte de Eça de Queirós, em 1900. Voltando a viver uma época de esplendor após 1940, pela quantidade e qualidade de seus autores configura-se no ponto forte da literatura lusa. A crítica literária, como o teatro, pobre, somente nos últimos anos começa a despontar com rigor científico.
     A Literatura Portuguesa nasceu quase simultaneamente com a nação. Em 1094, Afonso VI, Rei de Leão, um dos reinos em que a Península Ibérica era dividida (os outros: Castela, Aragão e Navarra), casa suas filhas, Urraca com o Conde Raimundo de Borgonha, e Teresa com D. Henrique. Ao primeiro genro, doa uma extensa região de terra correspondente à Galiza; ao segundo, o território compreendido entre o rio Minho e o Tejo, com o nome de "Condado Portucalense".
     Após a morte de D. Henrique, D. Teresa assume o governo e se aproxima da Galiza. Seu filho, o Infante, Afonso Henriques, rebela-se contra a mãe e inicia uma revolução que culmina com a vitória dos revoltosos, na batalha de S. Mamede, nos arredores de Guimarães e o Infante é declarado seu soberano. Porém, somente em 1143, na Conferência de Samora, D. Afonso VII reconhece Afonso Henriques como rei. Portugal está politicamente autônomo. A data utilizada como marco do início da Literatura Portuguesa é 1198 (ou 1189), quando o trovador Paio Soares de Taveirós compõe uma cantiga, Cantiga de Garvaia, palavra que designava um luxuoso manto de Corte, dedicada a Maria Pais Ribeiro, também chamada A Ribeirinha, favorita de D. Sancho I. Tudo indica que já havia uma atividade literária anterior, porém desaparecida.

II – Objetivo

     A partir da expansão das tecnologias eletrônicas de comunicação e informação, a sociedade atual adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar, de se organizar, de representar a realidade e de se fazer educação. Isso significa dizer que as mudanças que vêm ocorrendo nos modos de produção de bens materiais no mundo globalizado refletem em todos os setores da cultura e da subjetividade. Numa era que se distingue pela utilização generalizada das tecnologias, impõe-se estudar a relevância da utilização dos recursos tecnológicos no ensino de Literatura, a fim de contribuir para a revitalização da disciplina, acenando com a possibilidade de mudança na formação do educador e do educando. Nesse sentido, é imprescindível promover a Literatura para que se torne além de agradável e produtiva, uma possibilidade de reflexão sobre o ser humano e a sociedade. 
     O projeto tem como objetivo levar os alunos a terem conhecimento de um novo modelo de aula, através de meios eletrônicos como Facebook, o instargran, o what`s up e tantas outras plataformas as quais, hoje possibilitam a todos terem uma alta gama de informações, propiciando assim um aprendizado melhor e eficaz.  Porém vale enfatizar que o professor ainda é de extrema importância dentro da sala de aula, pois mesmo com as novas tecnologias, os alunos precisarão de explicações que só através de um profissional, eles (os alunos),  poderão obter.
     Ao levar o aluno a experimentar o estudo da literatura por meio das novas tecnologias, a escola estará ampliando os horizontes e o campo de atuação do aluno que por sua vez encontrara material com uma infinidade de informações, sem contar que ele, (o aluno) poderá interagir com os colegas por meio das redes sociais e assim tirarem duvidas e podem estudar juntos sem que precisem estar perto.
      Como nos dias atuais tudo é feito on line, compras, reclamações, boletim de ocorrência e até agendamentos em hospitais e outros serviços públicos, as aulas também poderão se ministradas por meio dessas plataformas, desde que respeitando sempre o uso correto  desses meios.
      A escola deve acompanhar o que está sendo feito e  controlar a quantidade de conteúdo da aula a ser ministrada, nesse caso, a Literatura Portuguesa indo desde o Trovadorismo até o último movimento literário português. Pode ser usado também para a literatura brasileira, sem esquecer que o foco mesmo é a literatura portuguesa. 

III - Resultados esperados

     Esperamos, por meio desse projeto, levantar informações relevantes acerca do uso das redes sociais durante o ensino da língua portuguesa na escola, no contexto do ensino médio, como também diagnosticar as percepções de alunos e professores acerca desses usos. Essas informações nos possibilitará refletir acerca da relevância das redes sociais para a aprendizagem de alunos do ensino médio e os benefícios que poderá trazer para a aprendizagem.  As escolas devem também contribuir com equipamentos que possibilitem isso, como Wi-fi, internet banda larga, projetores, enfim tudo que possa facilitar para o professor poder ensinar e para que os alunos possam passara gostar da escola. O aluno que ainda com esse formato de aula tiver alguma dificuldade, o professor irá auxilia-lo de modo que esse aluno possa vir passar a fase da dificuldade, e assim todos possam obter resultados positivos e que através desse projeto possam ser levadas melhorias no ensino de literatura portuguesa, mas que que acima de tudo isso, o ensinar e o aprender sejam executados de forma a ser prazerosa, e o aluno possa a passar a gostar mais de permanecer no ambiente educativo.

IV – Conclusão

     Nesse projeto, iremos postar no blog (tercetodeletras@blogspot.com) tudo a respeito do segundo movimento literário de Portugal, o Humanismo, o qual teve inicio na ano de 1418 e vai até o ano de 1527. Durante todo o semestre serão postadas as fases e características desse movimento que como todos os outros foi muito conturbado.
     As pessoas que forem fazer um tour pelo blog, poderão encontrar muito material, mas também podem deixar sugestões que serão sempre bem vindas. É também uma maneira de aprender um pouco mais sobre a literatura portuguesa, já que serão apresentados projetos de diversos movimentos literários que poderá ser visitados por todos os alunos discurso.
     O projeto tem o objetivo de fazer uma pequena mudança, fazer trazendo a inclusão social no ensino dentro das escolas, afim de o prazer de ensinas (professores) e aprender, (alunos),  sejam constantes. Assim concluímos que os novos formatos de ensino podem transformar o aprendizado, já que tosas as pessoas de diferentes idades já têm acesso a algum tipo de mídia, a começar pelos mais jovens que usam muito as redes sociais para se comunicarem entre si.
    Os celulares tornaram-se computadores de bolso. Há um número infinito de atividades relacionado a esse aparelho, a começar pelas redes sociais. Temos certeza de que por meio desse projeto possamos refletir nas inúmeras possibilidades de modificar o ensino, para melhor.

 Blog:    tercetodeletras@blogspot.com 

V - Referências  Blibligráficas

Massaud, Moisés  -  A Literatura  Portuguesa



http://www.emdialogo.uff.br/content/ensino-de-literatura-em-tempos-de-internet-proposta-de-trabalho-para-turmas-do-ensino-medio

4 comentários:

  1. Olá, pessoal
    Façam o fundo mais claro, para podermos ler os textos. ok?
    bj
    Lígia

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  2. Olá pessoal, precisamos continuar fazendo mais postagens para que possamos deixar o nosso Blog mais completo. Não podemos nos esquecer também do Plano de aula.

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  3. Olá, pessoal. O blog ficou melhor, mas vejam que os posts não correspondem com o projeto. Tudo bem, pode ser modificado.
    Não consegui encontrar o plano de aula. É preciso postá-lo no blog.

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