terça-feira, 3 de maio de 2016

Cantigas de amigo.

Cantigas de amigo.


Essa cantiga tem sua origem popular, são marcadas pela leitura oral, ou seja, paralelismo, refrão, reiterações e estribilho, onde isso são recursos próprios do texto que servem para serem cantados e que propiciam facilitação de memorização. Nas cantigas populares, ainda são usados esses recursos. 





Ondas do mar de vigo.

Martim codax.

Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?
       e ai Deus, se verrá cedo?
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado?
       e ai Deus, se verrá cedo?
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
       e ai Deus, se verrá cedo?
Se vistes meu amado,
o por que hei gram coidado?
       e ai Deus, se verrá cedo?

     Postagem: Roberta Delesporte.






5 comentários:

  1. Oi Roberta, tá ficando bom o nosso blog, porém temos que alimentá-lo mais. Só para lembrar, as postagens devem ser sobre a literatura portuguesa que é o nosso foco nesse semestre.

    ResponderExcluir
  2. Podemos fazer postagens sobre as análises de poemas, que é um assunto importante nas aulas de Literatura Portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. As cantiga de amigo é uma composição breve e singela posta na voz de uma mulher apaixonada, como demonstrada nesta bela cantiga. Parabéns pelo Blog. :)

    ACAMPAMENTO DE LETRAS

    ResponderExcluir
  4. ah, mas não podemos nos esquecer que quem canta e compõe as cantigas é um trovador homem, interpretando uma voz feminina.

    ResponderExcluir