Universidade
Paulista – UNIP
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Curso: Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa
e Inglesa
Campus Chácara Santo Antônio
O Ensino de Literatura e as novas Tecnologias
Nome: Niraldo Arcelino dos santos RA: C5028C-8 Turma:
LL3P07
Nome: Roberta Delesporte RA: C56CFG -9
Turma: LL3P07
Nome: Wagner Flora Anelio RA:
C7402B-4 Turma: LL2P07
Campus Chácara
Santo Antônio
Projeto:
O Ensino de Literatura e as novas
tecnologias
Projeto apresentado à
Universidade Paulista- Unip
do curso de Letras –
Licenciatura em Português e
Inglês como um dos requisitos para a obtenção da
nota de APS- Atividade
Prática Supervisionada,
ministrada pela professora Lígia Menna.
São Paulo, 15 de março de 2016
Sumário
1. – Introdução.
2 - Objetivo.
3 – Resultados
esperados.
4 -
Conclusão.
5-Referências
bibliográficas.
I - Introdução
Vamos falar um pouco sobre a
Literatura Portuguesa.
Segundo Massuad Moisés, pela sua posição
geográfica no mapa europeu, Portugal como se estivesse empurrado contra o mar,
toda a sua história, literária e não, atesta o sentimento de busca de um
caminho que só ele representa e pode representar. Recebe influências exclusivas
e marcantes, tanto étnicas como culturais (árabes, germânicas, francesas,
inglesas, etc.), e por essa razão gerou uma literatura com características
próprias e permanentes, além da "fatalidade" de ser a Língua
Portuguesa seu meio de comunicação, o que ajuda a completar e explicar o
quadro.
A Literatura Portuguesa reflete essa
angústia geográfica: “o escritor português opta pela fuga ou pelo apego a
terra, matriz de todas as inquietudes e confidente de todas as dores, centro de
inspiração e nutridora de sonhos e esperanças”. A fuga dá-se para o mar, o desconhecido, fonte
de riqueza algumas vezes, de males incríveis e de emoção quase sempre; ou,
transcendendo a estreiteza do solo físico, para o plano metafísico, à procura
de visualizar numa dimensão universal e perene a inquietação particular e
egocêntrica”.
Para o autor, é uma literatura rica em
poetas - Camões, Bocage, Antero, Fernando Pessoa, entre outros - “(...) A
poesia é o melhor que oferece a Literatura Portuguesa, dividida entre o apelo
metafísico, que significa a vivência e a expressão de problemas fundamentais e
perenes (a existência ou não de Deus, o ser e o não ser, a condição humana,os
valores do espírito, etc.), e a atração amorosa da terra (representada por
temas populares, folclóricos), ou um sentimento superficial, feito da confissão
de estados de alma provocados pelos embates amorosos (...)”.
A riqueza da poesia contrasta com a
pobreza do teatro que somente algumas poucas vezes saíram “do nível medíocre ou
meramente razoável” através de Gil Vicente, Garrett e António José da Silva.
O romance decai após a morte de Eça de
Queirós, em 1900. Voltando a viver uma época de esplendor após 1940, pela
quantidade e qualidade de seus autores configura-se no ponto forte da literatura
lusa. A crítica literária, como o teatro, pobre, somente nos últimos anos
começa a despontar com rigor científico.
A Literatura Portuguesa nasceu quase
simultaneamente com a nação. Em 1094, Afonso VI, Rei de Leão, um dos reinos em
que a Península Ibérica era dividida (os outros: Castela, Aragão e Navarra),
casa suas filhas, Urraca com o Conde Raimundo de Borgonha, e Teresa com D.
Henrique. Ao primeiro genro, doa uma extensa região de terra correspondente à
Galiza; ao segundo, o território compreendido entre o rio Minho e o Tejo, com o
nome de "Condado Portucalense".
Após a morte de D. Henrique, D. Teresa
assume o governo e se aproxima da Galiza. Seu filho, o Infante, Afonso
Henriques, rebela-se contra a mãe e inicia uma revolução que culmina com a
vitória dos revoltosos, na batalha de S. Mamede, nos arredores de Guimarães e o
Infante é declarado seu soberano. Porém, somente em 1143, na Conferência de
Samora, D. Afonso VII reconhece Afonso Henriques como rei. Portugal está
politicamente autônomo. A data utilizada como marco do início da Literatura
Portuguesa é 1198 (ou 1189), quando o trovador Paio Soares de Taveirós compõe
uma cantiga, Cantiga de Garvaia, palavra que designava um luxuoso manto de
Corte, dedicada a Maria Pais Ribeiro, também chamada A Ribeirinha, favorita de
D. Sancho I. Tudo indica que já havia uma atividade literária anterior, porém
desaparecida.
II – Objetivo
A partir da expansão
das tecnologias eletrônicas de comunicação e informação, a sociedade atual
adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar, de se organizar, de representar
a realidade e de se fazer educação. Isso significa dizer que as mudanças que
vêm ocorrendo nos modos de produção de bens materiais no mundo globalizado
refletem em todos os setores da cultura e da subjetividade. Numa era que se
distingue pela utilização generalizada das tecnologias, impõe-se estudar a
relevância da utilização dos recursos tecnológicos no ensino de Literatura, a
fim de contribuir para a revitalização da disciplina, acenando com a
possibilidade de mudança na formação do educador e do educando. Nesse sentido,
é imprescindível promover a Literatura para que se torne além de agradável e
produtiva, uma possibilidade de reflexão sobre o ser humano e a
sociedade.
O projeto tem como objetivo levar os
alunos a terem conhecimento de um novo modelo de aula, através de meios
eletrônicos como Facebook, o instargran, o what`s up e tantas outras
plataformas as quais, hoje possibilitam a todos terem uma alta gama de
informações, propiciando assim um aprendizado melhor e eficaz. Porém vale enfatizar que o professor ainda é
de extrema importância dentro da sala de aula, pois mesmo com as novas
tecnologias, os alunos precisarão de explicações que só através de um
profissional, eles (os alunos), poderão obter.
Ao levar o aluno a experimentar o estudo
da literatura por meio das novas tecnologias, a escola estará ampliando os
horizontes e o campo de atuação do aluno que por sua vez encontrara material
com uma infinidade de informações, sem contar que ele, (o aluno) poderá
interagir com os colegas por meio das redes sociais e assim tirarem duvidas e
podem estudar juntos sem que precisem estar perto.
Como nos dias atuais tudo é feito on
line, compras, reclamações, boletim de ocorrência e até agendamentos em
hospitais e outros serviços públicos, as aulas também poderão se ministradas
por meio dessas plataformas, desde que respeitando sempre o uso correto desses meios.
A escola deve acompanhar o que está sendo
feito e controlar a quantidade de
conteúdo da aula a ser ministrada, nesse caso, a Literatura Portuguesa indo
desde o Trovadorismo até o último movimento literário português. Pode ser usado
também para a literatura brasileira, sem esquecer que o foco mesmo é a
literatura portuguesa.
III -
Resultados esperados
Esperamos,
por meio desse projeto, levantar informações relevantes acerca do uso das redes
sociais durante o ensino da língua portuguesa na escola, no contexto do ensino
médio, como também diagnosticar as percepções de alunos e professores acerca
desses usos. Essas informações nos possibilitará refletir
acerca da relevância das redes sociais para a aprendizagem de alunos do ensino
médio e os benefícios que
poderá trazer para a aprendizagem. As
escolas devem também contribuir com equipamentos que possibilitem isso, como
Wi-fi, internet banda larga, projetores, enfim tudo que possa facilitar para o
professor poder ensinar e para que os alunos possam passara gostar da escola. O
aluno que ainda com esse formato de aula tiver alguma dificuldade, o professor
irá auxilia-lo de modo que esse aluno possa vir passar a fase da dificuldade, e
assim todos possam obter resultados positivos e que através desse projeto
possam ser levadas melhorias no ensino de literatura portuguesa, mas que que
acima de tudo isso, o ensinar e o aprender sejam executados de forma a ser
prazerosa, e o aluno possa a passar a gostar mais de permanecer no ambiente
educativo.
IV – Conclusão
Nesse projeto, iremos postar no blog
(tercetodeletras@blogspot.com) tudo
a respeito do segundo movimento literário de Portugal, o Humanismo, o qual teve inicio na ano de 1418 e vai até o ano de
1527. Durante todo o semestre serão postadas as fases e características desse
movimento que como todos os outros foi muito conturbado.
As pessoas que forem fazer um tour pelo blog, poderão encontrar muito
material, mas também podem deixar sugestões que serão sempre bem vindas. É
também uma maneira de aprender um pouco mais sobre a literatura portuguesa, já
que serão apresentados projetos de diversos movimentos literários que poderá
ser visitados por todos os alunos discurso.
O projeto tem o objetivo de fazer uma pequena mudança, fazer trazendo a
inclusão social no ensino dentro das escolas, afim de o prazer de ensinas
(professores) e aprender, (alunos), sejam constantes. Assim concluímos que os
novos formatos de ensino podem transformar o aprendizado, já que tosas as
pessoas de diferentes idades já têm acesso a algum tipo de mídia, a começar
pelos mais jovens que usam muito as redes sociais para se comunicarem entre si.
Os celulares tornaram-se computadores de bolso. Há um número infinito de
atividades relacionado a esse aparelho, a começar pelas redes sociais. Temos
certeza de que por meio desse projeto possamos refletir nas inúmeras possibilidades
de modificar o ensino, para melhor.
Blog: tercetodeletras@blogspot.com
V - Referências Blibligráficas
Massaud, Moisés -
A Literatura Portuguesa
http://www.emdialogo.uff.br/content/ensino-de-literatura-em-tempos-de-internet-proposta-de-trabalho-para-turmas-do-ensino-medio
Olá, pessoal
ResponderExcluirFaçam o fundo mais claro, para podermos ler os textos. ok?
bj
Lígia
Postem o plano de aula.
ResponderExcluirOk?
Olá pessoal, precisamos continuar fazendo mais postagens para que possamos deixar o nosso Blog mais completo. Não podemos nos esquecer também do Plano de aula.
ResponderExcluirOlá, pessoal. O blog ficou melhor, mas vejam que os posts não correspondem com o projeto. Tudo bem, pode ser modificado.
ResponderExcluirNão consegui encontrar o plano de aula. É preciso postá-lo no blog.